O problema

O problema

A natureza é linda, mas e se você não enxergasse as cores? E se nem mesmo enxergasse?

Enxergar cores não é apenas uma questão estética. Pessoas portadoras de deficiências visuais não conseguem reconhecer cores nem notas de dinheiro. Esta capacidade é importante para uma boa qualidade de vida porque as torna independentes, elevando a sua auto-estima. Porém, esta deficiência as impede de trabalhar em muitas áreas e, uma vez que a maioria destas pessoas são de baixa renda, necessitam de uma solução de baixo custo.

No mundo, há 314 milhões de pessoas com algum tipo de problema visual, sendo que 45 milhões destas são cegas (Organização Mundial de Saúde, 2009). Além disso, 87% delas vivem em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, sendo 25 milhões só no Brasil.

Cerca de 29% dos brasileiros com problemas visuais (7.25 milhões) vivem com menos do que um salário mínimo. Só o Estado de São Paulo abriga 2.2 milhões de deficientes de baixa renda. Vale ressaltar que a expectativa de vida dos brasileiros é de 68 anos, sendo apenas 80% desse tempo sem nenhuma deficiência. Isso significa que um brasileiro médio viverá 14 anos com algum tipo de deficiência (IBGE, 2009).

Leia sobre a nossa solução.

About the Author

AUIRE é uma empresa social que desenvolve dispositivos de baixo custo de assistência à pessoas com deficiência.