Auire Prisma

AUIRE PRISMA: Identificador de Cores e Dinheiro

O que é?

O Auire Prisma é o primeiro identificador de cores e dinheiro para pessoas com deficiência visual com tecnologia totalmente brasileira. Ele reconhece 50 variações de cores e todas as cédulas de real.

Como comprar?

O Auire Prisma está à venda no Laboratório de Garagem:
Telefone: (11) 3804-0126
Link para o site: http://loja.labdegaragem.com.br/auire-prisma.html

Como funciona?

A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a uma determinado faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm (verde-amarelo). A classificação dos cones em “vermelho”, “verde” e “azul” (RGB) é uma simplificação usada por comodidade para tipificar as três frequências alvos. Todos os tons existentes derivam da combinação dessas três cores primárias.

O aparelho possui 3 sensores de cor que reconhecem as componentes vermelha, verde e azul. Quando o aparelho é ligado, um LED é aceso para iluminar o objeto a ter sua cor identificada. Pressionando-se um dos botões (1), as informações dos sensores são colhidas e enviadas ao micro-controlador (2). O micro-controlador compara os valores recebidos com uma tabela de cores e aproxima para uma das cores tabeladas. Uma vez identificada a cor, o som correspondente é tocado em um alto falante (3).

A identificação de notas de dinheiro acontece por um processo semelhante. As notas de dinheiro no Brasil são de diferentes cores, o que permite o uso dessa propriedade para identificá-las. Após pressionar o botão (1), uma a amostra de cor da nota é enviada ao micro-controlador (2), é verificada qual cor é a mais próxima dessa amostra e qual a nota a possui e o seu valor é tocado no alto falante (3).

About the Author

AUIRE é uma empresa social que desenvolve dispositivos de baixo custo de assistência à pessoas com deficiência.