Sobre a AUIRE Tecnologias Acessíveis

Na língua Inỹ, Auire é uma saudação aos recém chegados. É falada pela tribo Javaés, encontrada em algumas regiões do Brasil. Kanoanã é uma de de suas aldeias localizada na Ilha do Bananal, Tocantins, que foi visitada pelos fundadores da AUIRE em 2007.

Nossa história

A ideia do nosso primeiro produto, o Auire Prisma, foi resultado de um projeto de uma disciplina do curso de engenharia. O projeto foi motivado por uma demanda identificada junto a uma organização que trabalha com pessoas com deficiência social de que atualmente as tecnologias assistivas são todas importadas e portanto são revendidas no Brasil por um alto custo.

Em 2009, os fundadores tomaram o conhecimento do modelo de negócios sociais, que prega que é possível a criação de organizações que tenham objetivos sociais e tenham lucro, como uma forma de torná-las autossustentáveis.

E viram nisso a possibilidade de retomar o antigo projeto de faculdade, criando a Auire Tecnologias Acessíveis para produzir e comecializar dispositivos que ajudem os deficientes e que sejam acessíveis a população brasileira.

Nossa missão

“Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência através da universalização do acesso à tecnologias assistivas.”

Valores

  • Ética
  • Sustentabilidade econômica, social e ambiental
  • Inovação
  • Colaboração

Objetivos

  • Criar um modelo de negócios que possibilite atender 1 milhão de pessoas.
  • Atingir a sustentabilidade econômica dentro de 1 ano.
  • Ampliar o negócio para outros países dentro de 3 anos.

Quem somos

Fernando de Oliveira Gil 

Engenheiro de Computação formado na Escola Politécnica da USP, onde atualmente cursa mestrado em Engenharia Elétrica, e Designer de Sustentabilidade pela UMAPAZ. É Fundador da AUIRE: Tecnologias Acessíveis, onde desenvolve o Identificador de Cores e Dinheiro. Foi professor do Centro Paula Souza, pesquisador do Grupo de Análise de Segurança (GAS-USP) e membro da Comissão do Programa Poli Cidadã. Atua nas áreas de desenvolvimento de tecnologias assistivas e sociais. Já realizou projetos em comunidades carentes nos estados de São Paulo, Tocantins e Mato Grosso do Sul em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. Foi campeão do Prêmio Ser Empreendedor 2007, nomeado Fellow do Unreasonable Institute e palestrante convidado no TEDxAmesterdam em 2010.

Lattes LinkedIn Twitter

About the Author

AUIRE é uma empresa social que desenvolve dispositivos de baixo custo de assistência à pessoas com deficiência.